Demografia e Condições de Saúde (DCS)
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Browsing Demografia e Condições de Saúde (DCS) by Subject "Antropologia Cultural"
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Item Cachaça, concreto e sangue: saúde, alcoolismo e violência: povos indígenas no contexto da hidrelétrica de Belo Monte(2017) Domingues, William César Lopes; Beltrão, Jane FelipeO objetivo da dissertação é discorrer desde a perspectiva dos povos indígenas – sociedades indígenas do Médio Xingu – acerca da construção da Hidrelétrica de Belo Monte analisando os efeitos sociais que implicaram em agravos à saúde das pessoas indígenas, pelo barramento do rio sagrado da cosmologia xinguense, dado o uso abusivo de álcool e de um “renovado” processo de múltiplas violências contra os povos indígenas inaugurado pelo depósito do concreto que encerra o sangue dos parentes gerado pelas violações, suicídio e intensificação do racismo capturados nas malhas da hidrelétrica que desrespeitou os direitos étnicos resguardados pela legislação nacional e internacional.Item Entrelinhas de uma rede. Entre linhas Waiwai(2005) Dias Júnior, Carlos; Gallois, Dominique TilkinA presente proposta parte do pressuposto de que a noção de pessoa e a afinidade potencial, entendidos tais quais “princípio estruturador” e “esquema sociológico”, respectivamente, constituem caminhos básicos para uma compreensão adequada da organização social e cosmológica das sociedades ameríndias. Com auxílio destes instrumentais teóricos, proponho focar etnográficamente o domínio do político entre os Waiwai, grupo Caribe das Guianas. Nos últimos cinqüenta anos, o convívio permanente com não-índios (inicialmente com missionários norte-americanos da Unevangelized Fields Missions/UFM, posteriormente Missão Evangélica da Amazônia/MEVA), inaugurou um processo de aglomeração das muitas casas coletivas até então dispersas entre os dois lados da Serra do Acarai, divisa do Brasil com a Guiana. Como atesta a rica bibliografia que acompanhou de perto todo o processo, a chegada dos missionários em Yakayaka (uma das casas coletivas no rio Essequibo) e a “conversão” do jovem líder espiritual (Ewka), no início dos anos de 1950, proporcionaram um momento de “perplexidade” envolvendo os co-residentes locais e das demais casas coletivas dispersas entre os dois lados da Serra do Acarai. A partir daí, grupos diversos passaram a efetivar uma nova forma de aglomerado (Comunidade). Ao mesmo tempo, articulando um novo coletivo potencial (Waiwai). Nesse contexto, desenvolvo a hipótese de que a Comunidade (coletivo efetivo, provisório e representacional – posto pela morfogênese e dinâmica social) instituiu-se como o lócus do político entre os Waiwai (coletivo potencial e posicional – pressuposto pela lógica do ritual).Item Os Xavánte de Etéñitépa: uma visão interdisciplinar(Fundação Oswaldo Cruz, 2005) Pagliaro, Heloisa