ASMT - Teses de Doutorado
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Browsing ASMT - Teses de Doutorado by Author "Castro, Cláudia Maria Guimarães Lopes de"
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Item (Des)mundos : colonialidade do poder e do saber no campo da saúde indígena(Universidade Federal de Mato Grosso, 2020) Castro, Cláudia Maria Guimarães Lopes de; Leite, José Carlos; Un, Julio Alberto Wong; Leite, José Carlos; Un, Julio Alberto Wong; Pacini, Aloir; Olea, Hilda Regina Pereira Menezes; Bezerra, Nelissa PeraltaEste estudo tem a intenção de contribuir no entendimento dos processos de construção da subalternidade e invisibilidade dos povos indígenas, compreender como se constitui o colonialidade interna, auxiliar a problematizar e desvelar o discurso assimétrico e colonizador da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), expor o racismo epistêmico na relação entre os saberes biomédicos e saberes das Medicinas Tradicionais Indígenas, apontar para as possibilidades de descolonização do poder e do saber a partir do agenciamento indígena, bem como conhecer o pensamento e reflexões dos intelectuais decolonias indígenas acerca da saúde. Diante do que foi exposto o estudo apresenta como seu objetivo geral compreender como se expressam as relações de colonialidade de poder/saber no campo da saúde indígena; e como objetivos específicos compreender a Colonialidade do Poder e do Saber a partir do campo da saúde indígena; conhecer as epistemes que constituem a Biomedicina e o Xamanismo e a possibilidade de descolonização e diálogo; analisar os Relatórios Finais das Conferências Nacionais de Saúde Indígenas identificando e analisando as propostas aprovadas referentes as Medicinas Tradicionais Indígenas; analisar o discurso da PNASPI diante dos conceitos interculturalidade, atenção diferenciada e autoatenção; conhecer e analisar as narrativas, pensamentos e reflexões dos intelectuais decoloniais: Davi Kopenawa, Ailton Krenak e Racide Matuawa acerca da saúde. É necessário problematizar os saberes que estão postos na relação de cuidado em saúde indígena tendo a Teoria Decolonial como referência a qual possibilitou problematizar e evidenciar a naturalização da assimetria, do extrativismo epistêmico e o racismo epistêmico que envolve a colonialidade do poder/saber. Como método foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica e Documental, foram analisados os Relatórios Finais das cinco Conferências Nacionais de Saúde Indígenas, e os discursos da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas referentes à interculturalidade, atenção diferenciada e autoatenção, as entrevistas publicadas e falas proferidas dos pajés Davi Kopenawa e Racide Matuawa e da liderança indígena Ailton Krenak. Através das falas do que estou nomeando de intelectuais decoloniais indígenas foi evidenciada a percepção do que seja saúde, não como um conceito, mas como a própria vida