ASMT - Artigos de Periódicos
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Item Contribution à l'anatomie comparée des races humaines. Dissection d'une indienne du Brésil(N/T, 1926) Baptista, Benjamim V.; Roquette-Pinto, Edgard"Trata-se de uma mulher da tribo Karitiana (ou Manéténéri) do Rio Iaco, no Acre, que morreu no Hospital da Misericórdia no Rio de Janeiro em junho de 1917." [apud D. Buchillet, ref. 206].Item Farbwahl und Charakter von zentralbrasilianischen Indianern(Elsevier, 1958) Dietschy, Hans; Dietschy, NellyItem Aspectos genético-antropológicos de uma comunidade Kaingang(Instituto Indigenista Interamericano, 1963) Pourchet, Maria JúliaContribuição para a Antropologia Física dos Kaingang de Palmas. Digna de nota é a seguinte conclusão: "Não obstante os numerosos contátos por mais de meio século com civilizados, em circunstâncias que poderiam até favorecer a mestiçagem com elemento negro e branco há em muitos caracteres físicos dos Kaingang de Palmas preponderância do tipo mongoloide, que foi revelada fartamente pela análise antropométrica." (p. 145).Item Further studies on the Xavante Indians. VI. The physical status of the Xavantes of Simões Lopes(Cell Press, 1967) Weinstein, E. David; Neel, James V.; Salzano, Francisco M.Item Medicina indígena e medicina científica(Universidade de São Paulo, 1978) Vieira Filho, João Paulo BotelhoItem Programa médico preventivo da Escola Paulista de Medicina no Parque Nacional do Xingu(Universidade de São Paulo, 1978) Baruzzi, Roberto Geraldo; Iunes, Magid; Marcopito, L. G.Item Obstetrícia Karajá(Museu Municipal de Paulínia, 1979) Aytai, DesidérioEm janeiro de 1978 e abril de 1979, o autor obteve uma série de informações sobre práticas ligadas à gravidez, parto e resguardo entre os Karajá da aldeia de Aruanã. No artigo, encontram-se também dados sobre matérias anticoncepcionais e favorecedoras da lactaçãoItem Estudos de ecologia humana entre os Suruí do Parque Indígena Aripuanã, Rondônia. Elementos de Etnozoologia(Museu Paranaense, 1985) Coimbra Junior, Carlos Everaldo AlvaresItem Interpretação da doença e simbolismo ecológico entre os índios Desana(Museu Paraense Emílio Goeldi, 1988) Buchillet, DominiqueO interesse inegável e diferenciado outorgado a certos aspectos do meio ambiente pelos índios é muitas vezes interpretado pelo seu valor utilitário, prático. No entanto, “razões utilitárias” (C. Lévi-Strauss, 1962) não esgotam o sentido desta atenção diferenciada, razões intelectuais são de igual importância. Assim, para os Desana, o campo de interpretação da doença e da terapêutica, constitui o domínio privilegiado de conceitualização e de manipulação simbólica das relações do homem e do meio ambiente que fundamentam a ordem biológica e a ordem social (categorização de estatutos, de fases biológicas e psicológicas).Item Natalidade indígena na Região do Alto Rio Negro-AM(Associação Brasileira de Enfermagem, 1989) Lima, Margarida Elizabeth de MendonçaVersa sobre as representações e práticas tradicionais da Região do Alto Rio Negro - AM, referente a natalidade e a todo o processo de procriação, gravidez e parto. Aborda as experiências profissionais num contexto cultural indrgena, fato que representou um duplo desafio, ou seja, a passagem do aprendizado acadêmico para a prática profissional de enfermagem, lidando com paciente na maioria de origem indrgena, com concepções de saúde/doença diferentes das nossas. O trabalho tenta resgatar o saber médico tradicional (indígena).Item Fatores culturais associados à doença da reclusão do alto Xingu (Brasil Central)(Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, 1991) Verani, Cibele; Morgado, AnastácioSob uma abordagem antropológica da dimensão simbólica da doença, o artigo enfoca as representações sobre a síndrome característica do ritual da reclusão pubertária entre indígenas da região do Alto Xingu (Brasil Central), em uma perspectiva comparativa com a abordagem clínico-epidemiológica clássica. A categoria tradicional da medicina indígena é considerada como ponto de partida para o contraste com a categoria da medicina ocidental, identificada em alguns casos da síndrome como uma neuropatia periférica de origem possivelmente tóxica. O tratamento epidemiológico dos dados sobre a categoria tradicional evidencia relações com acontecimentos de ordem cultural, afetos à conjuntura sócio-política e das relações de contato. Essa "síndrome cultural" representa um desafio aos métodos utilizados pela medicina ocidental moderna, em particular para a abordagem clínica e epidemiológica. Finalmente, os autores apresentam consideração de ordem metodológica, explicitando aspectos de dimensão cultural específicos da sociedade moderna, contidos nos procedimentos das disciplinas científicas envolvidas.Item Indigenismo sanitário? Instituições, discursos e políticas indígenas no Brasil contemporâneo(Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), 1992) Varga, István van DeursenItem O que significa tornar-se outro? Xamanismo e contato interétnico na Amazônia(Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS, 2000) Vilaça, AparecidaItem Tuberculose, Cultura e Saúde Pública(2000) Buchillet, DominiqueEste trabalho versa principalmente sobre os aspectos sócio-culturais ligados à questão da tuberculose (TB). Baseia-se no material de campo que coletei entre os Desana e Tariana, dois grupos indígenas da região do Alto Rio Negro (estado do Amazonas), assim como sobre a literatura internacional em antropologia da saúde.Item Crônica de uma morte anunciada: do suicídio entre os Sorowaha(Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2000) Poz, João DalA prática de suicídio nos Sorowaha, povo de língua Arawa do médio Purus (AM, Brasil), através da ingestão do sumo da raiz de timbó (konaha), mediatiza singularmente as relações entre os indivíduos e a sociedade, projetando uma totalidade social às expensas de um drama ritual individualizador. A relevância do fenômeno é evidenciada tanto pelas taxas de mortalidade que ali se verificam, cerca de cem vezes as médias ocidentais, como também pela inusitada freqüência com que as tentativas, por motivos os mais variados, ocorrem entre eles. O presente ensaio procura examinar as variáveis sociológicas desse padrão de morte voluntária, para em seguida discutir outras dimensões analíticas.Item Crescendo como um Xikrin: uma análise da infância e do desenvolvimento infantil entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá(Universidade de São Paulo, 2000) Cohn, ClariceEste artigo busca entender o processo de desenvolvimento infantil entre os Xikrin através de sua própria concepção de criança e do crescimento, além de uma análise que busca focar o modo como as crianças intervêm ativamente nesse processo. Assim, o artigo filia-se a uma nova ênfase da antropologia contemporânea, aquela que recupera os estudos sobre a infância em outras sociedades a partir de concepções de Pessoa e da participação ativa da criança em sua própria inserção na vida social, recusando a visão da socialização como meio de incutir em "imaturos", que imitam e miniaturizam a vida adulta, valores e comportamentos socialmente aceitos.Item Doença, cura e serviços de saúde. Representações, práticas e demandas Baníwa(Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, 2001) Garnelo, Luiza; Wright, RobinA pesquisa foi realizada no Município de São Gabriel da Cachoeira, noroeste amazônico, junto ao povo indígena Baníwa, em parceria com as organizações indígenas, visando compreender a correlação entre a cosmologia do grupo, seu sistema de representações de doença e práticas de cura e sua dinâmica de transformação em situação de contato interétnico. O levantamento dos mitos explicativos da origem da doenças demonstrou a existência de diversas categorias tradicionais de doença que orientam as práticas tradicionais de cura e a incorporação dos saberes biomédicos. A cosmologia Baníwa opera como sistema de acolhimento das informações de biomedicina, que são apropriadas e ressignificadas segundo a lógica do pensamento mítico; estratégias cognitivas similares são utilizadas para a geração das demandas que as lideranças indígenas encaminham aos Conselhos de Saúde e Serviços de Saúde.Item Droits constitutionnels, ressources génétiques, protection du patrimoine génétique et des savoirs traditionnels des populations indigènes (Brésil)(Société des Américanistes, 2002) Buchillet, DominiqueArtigo sobre a política e a legislação indigenista no Brasil que examina, entre outros assuntos, questões sobre a ética de pesquisa levantada pelo livro de P. Tierney, bem como sobre os recursos genéticos e a proteção dos saberes tradicionais. Contém a tradução em francês da Carta de São Luis, elaborada em dezembro de 2001 por xamãs e líderes indígenas, e que discute dos mecanismos de proteção dos saberes tradicionais ligados aos recursos genéticos de seus territórios assim como das formas de repartição dos benefícios decorrentes de sua utilização. Esta Carta foi remitida à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) na Suíça.Item Possíveis efeitos sobre o sistema nervoso central de plantas utilizadas por duas culturas brasileiras (quilombolas e índios)(Sociedade Médica Brasileira de Fitomedicina, 2003) Rodrigues, Eliana; Carlini, E. A.No presente trabalho foram realizados dois levantamentos etnofarmacológicos: um entre os índios Krahô (estado do Tocantins) e outro entre os quilombolas (estado do Mato Grosso); uma vez que etnias indígenas e descendentes de africanos parecem favorecer a indicação de plantas com ações sobre o sistema nervoso central (SNC) - foco da nossa investigação - em virtude do uso ritual de plantas em suas cerimônias de cura. Durante os 2 anos de trabalho de campo foram utilizados métodos da antropologia e da botânica. Nesse período, foram indicadas 169 espécies vegetais utilizadas no preparo de 345 receitas com indicações para 68 usos, que parecem estar relacionados ao SNC. Esses usos foram agrupados em 16 categorias pela similaridade entre seus possíveis efeitos, sendo algumas delas: “fortificantes”, “analgésicos”, “alucinógenos”, “controle do peso”, “doenças da cabeça” e “ansiolíticos”. Notaram-se peculiaridades quanto à terapêutica de cada cultura; assim, foi possível traçar comparações quanto: às famílias taxonômicas mais citadas; usos mais recorrentes; especialidades dos curadores; especificidade das plantas dentro da terapêutica local; uso de espécies nativas/exóticas e tipos de rituais. Algumas dessas espécies vegetais estão sendo estudadas pelo Depto. de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo.Item O uso de bebidas alcoólicas entre os Krahôs: paradoxo da potência xamânica(Imprensa Oficial do Estado, 2003) Ribeiro, Rodrigo Barbosa