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Browsing by Author "Silva, Jorge Luiz da"

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    Bullying victimization among brazilian students : results of the National Survey of School health (PENSE)
    (Universidade Federal de Santa Catarina, 2018) Silva, Jorge Luiz da; Mello, Flávia Carvalho Malta de; Oliveira, Wanderlei Abadio de; Prado, Rogério Ruscitto do; Silva, Marta Angélica Iossi; Malta, Deborah Carvalho
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    Representatividade indígena no ensino superior para a promoção da saúde e alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável: uma análise institucional
    (Universidade de Franca, 2021) Ribeiro, Ana Elisa Rodrigues Alves; Beretta, Regina Célia de Souza; Mestriner Júnior, Wilson; Silva, Jorge Luiz da; Borges, Marilurdes Cruz; Mishima, Silvana Martins; Lago, Luana Pinho Mesquita
    Os setores ‘saúde’ e ‘educação’ como lógicas abstratas e materiais denominados instituições, não estando isolados dos conflitos da sociedade, são atravessados e penetrados por tensões e contradições em processos contínuos. As universidades brasileiras, acerca do acesso dos diversos povos indígenas a vagas em todos os cursos regulares, se institucionalizaram de forma irregular e diversa. Uma universidade no interior de São Paulo foi pioneira, dentre as federais, no provimento de vagas para estudantes indígenas desde 2008. A metodologia sócio-clínica institucional configurou este processo investigativo como pesquisa participante na qual estudantes indígenas, docentes e gestores desta instituição expuseram, em quatro grupos focais e entrevistas semi-directivas, “nãoditos” do ensino superior indígena que pudessem favorecer a autoanálise para novas conformações. Após a análise de conteúdo de Bardin, encontrou-se analisadores institucionais para verificar como os movimentos contemporâneos instituíntes da ‘educação escolar indígena’ dialogam com a proposta da Promoção da Saúde, mais especificamente com o empoderamento, e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030. Ao analisar a profecia inicial institucional, presente nas premissas políticas, um ajuste ou efeito Mühmann ocorre de forma estratificada conforme a necessidade das organizações que a envolvem. Entretanto, a favor dos movimentos políticos e sociais destes povos, de forma coletiva, também se configura o efeito La Passade intra-institucionalmente. Avanços, dificuldades, contradições e contribuições culturais e a Promoção da Saúde nas comunidades e no planeta são analisados, em questionamentos sobre o tipo de ensino que se oferece aos povos indígenas no país. A fim de favorecer práticas acadêmicas mais democráticas nos diversos níveis institucionais e reconhecimento de como a diversidade, por meio da interculturalidade, potencializa a Promoção da Saúde nestes espaços e no planeta, este trabalho pode favorecer a avaliação de políticas públicas educacionais afirmativas e oferecer novos olhares processos institucionais já desenvolvidos

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