Biblioteca Virtual de Saúde - Saúde dos Povos Indígenas

Este espaço virtual organiza o acúmulo de experiências do campo, apresentando, de forma clara e objetiva, informações para diferentes públicos, entre eles gestores, profissionais de saúde, estudantes e lideranças indígenas.

Photo by @inspiredimages
 

Recent Submissions

Item
As mães do DMINR: conquistas e desafios
(EDUA, 2023) Costa, Elisângela da Silva; Melo, Flávia
Item
Lugar de mulher: a participação da indígena nos movimentos feministas e indígenas do estado do Amazonas
(2017) Vieira, Ivânia Maria Carneiro; Oliveira, Simone Eneida Baçal de; Soares, Artemis Araújo; Pinto, Ernesto Renan Freitas; Luciano, Gersem José dos Santos; Andrade, João Bosco Ladislau de; Souza, João Luiz de; Silva, Rosa Helena Dias da
Compreender e narrar o lugar, as condições e as formas de participação da mulher indígena nos movimentos indígenas e feministas do Estado do Amazonas é a finalidade deste estudo. A proposta está formulada como viagem problematizando ideias constituidoras de um pensamento sobre as mulheres indígenas e sobre a Amazônia, a partir de um laboratório de vivência-escutadora com indígenas em múltiplos ativismos nas organizações do movimento indígena, das mulheres indígenas; em instâncias governamentais e não-governamentais, nos movimentos sociais. Viajar é deslocar-se. Ter um ponto de partida e projetar pontos de chegada, chegar, preferencialmente. O roteiro traçado nasce a partir de acordos teóricos em operação permanente de construção e de abandono de instrumentos diante dos acontecimentos ao longo do caminho percorrido em busca de e com as indígenas em Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Benjamin Constant e Autazes, lugares “escolhidos” pelo mapeamento de mulheres líderes. Compreender os processos participatórios das indígenas nos movimentos indígenas e feministas implica: inferir valoração ao status da compreensão humana como impulsionadora de ação individual/coletiva, e tema emergente do mundo globalizado cujo efeito é local; transitar numa abordagem teórico-metodológica essencialmente interdisciplinar que possibilite acompanhar, e não enformar, os movimentos das mulheres, suas percepções sobre os feminismos, as relações político-afetivas com os homens indígenas líderes, os impactos dos ativismos no cotidiano das indígenas; os entrelaçamentos entre política e cosmologias indígenas. De volta, ao primeiro porto, o estudo abre-se em escutas ampliadas em torno dos tecimentos que posicionam as mulheres indígenas na participação política, na elaboração de estratégicas internas e externas para a conquista de espaço de poder, no manejo de complexas redes comunicacionais e no desvelar de conflitos e ideias de mulheres da Amazônia em lutas continuas e cotidianas. A escrita é espaço de luta.
Item
I Fórum Nacional de Saúde Indígena
(1993-04) Varga, István Van Deursen
Item
Portaria n° 47, de 07 de dezembro de 2015
(2015) Góes, Joel Hipólito Lima
Item
Boletim Informativo SESAI, n° 24
(2013-10) Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Especial de Saúde Indígena